Abelhas com ferrão – Abelha-Europeia (Apis mellifera mellifera)

0
2433

Abelha-Europeia (Apis mellifera mellifera) é uma abelha social, de origem europeia, pertencente à família Apidae, da ordem Hymenoptera. Além deste nome, recebe os nomes de Abelha-Alemã, Abelha-Comum, Abelha-da-Europa, Abelha-de-Mel, Abelha-Doméstica, Abelha-do-Reino, Abelha-Escura, Abelha-Europa, Abelha-Preta e Oropa. Foi introduzida na América por ingleses e espanhóis. No Brasil, foi introduzida, em 1839, para suprir apiários na produção de mel e cera.

Quando ameaçada, é bastante agressiva e irritadiça. Portanto, todo o cuidado é pouco. Por outro lado, adapta-se com facilidade a diferentes ambientes e gera própolis em abundância (principalmente em regiões úmidas).

Ocorrência

Apis mellifera mellifera é originária do Norte da Europa e do Centro-Oeste da Rússia, provavelmente estendendo-se até a Península Ibérica. Hoje, a espécie está introduzida em boa parte do mundo.

Morfologia

Mede de 12 mm a 13 mm de comprimento e apresenta pelos do tórax mais escuros, com poucas listras amarelas no corpo. Outra característica peculiar a esta raça é que ela possui língua curta (de 5,7 a 6,4 mm), o que dificulta o trabalho em flores profundas.

Habitat

Apis mellifera mellifera habita savanas, florestas tropicais, desertos, regiões litorâneas e montanhosas.

Ninho

As colônias da Abelha-Europeia são permanentes, formadas por uma rainha (no máximo duas, excepcionalmente), abelhas operárias (entre 10 mil e 15 mil), e entre 500 e 1.500 zangões, ou machos. As fêmeas diferenciam-se dos zangões (machos), pois estas possuem ferrão.

No interior do ninho, as operárias usam cera para construir os favos (formados por células em forma de prisma hexagonal), onde armazenam mel e pólen para alimentar tanto as larvas como os adultos. Já a rainha ocupa-se exclusivamente em colocar ovos: cerca de 3 mil por dia.

Quando uma colmeia necessita de uma fêmea fecunda, as operárias constroem um alvéolo maior (célula real), onde são depositados todos os ovos fecundados. As larvas desses ovos recebem uma alimentação especial e convertem-se em rainhas. Como em cada comunidade só pode viver uma rainha, a abelha vencedora expulsa ou mata as abelhas que não venceram a disputa.

Mel

A Abelha-Europeia produz um mel de excelente qualidade, com propriedades medicinais.

 

FONTE:https://www.cpt.com.br/artigos/abelhas-com-ferrao-abelha-europeia-apis-mellifera-mellifera

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here