Termos E Conceitos Na Apicultura

0
167

 

O  Site Portal Educação listou alguns termos utilizados na prática da apicultura que devem ser conhecidos pelo apicultor. Veremos os principais.

Termos e Conceitos

Abelha necrófaga 

Como o próprio nome diz, são abelhas que se alimentam de animais mortos.

Alimentação artificial

É o tipo de alimentação dada quando a colônia está com pouco alimento ou baixa produção. É uma alimentação baseada em xarope de água com açúcar ou ainda rapadura picada.

Apicultura migratória 

Trata-se da necessidade de buscar novas áreas ricas em pólen e néctar que favoreçam a fecundação das abelhas.

Armadilhas para forídeos 

São armadilhas feitas com garrafas plásticas e vinagre, destinadas a combater mosquitos que usam os potes de pólen para colocarem seus ovos, causando danos à colmeia.

Cabos de cerume

Produzidos pelas abelhas, têm a função de garantir a sustentação dos favos de cria, células em cacho, etc.

Célula Real

São células maiores feitas para criar a rainha.


Células em cacho

São células que ficam mais distantes umas das outras e têm aparência de cacho de uva.

Campeira

É o trabalho realizado geralmente pelas abelhas mais velhas à procura e coleta de alimentos e materiais úteis à colmeia, como néctar, barro, resina, etc.

Cândi 

É um tipo de alimentação artificial colocada dentro dos ninhos pelos apicultores.

Cerume

É uma substância produzida pela mistura da cera pura, fabricada pelo abdômen das abelhas, e resina. Costuma ser utilizada na construção e sustentação dos ninhos.

Colmeias racionais

São colmeias artificiais, ou seja, colmeias construídas por apicultores com tábuas de madeira.

Colônia 

População de abelhas que vivem em um mesmo ninho.

Corbícula 

É a parte do corpo das abelhas responsável por transportar os alimentos e matérias úteis à colmeia.

Enxame

Conjunto de abelhas que são de uma mesma espécie.

Enxameagem

É o processo de fundação de um novo ninho.


Estufas

Estruturas criadas pelo apicultor para manter a temperatura da colmeia e garantir que elas cresçam e se reproduzam.

Favos de cria

É a área da colmeia onde os ovos são depositados para que possam se desenvolver até a fase adulta.

Grãos de pólen

Tecnicamente, são responsáveis pela formação de frutos e sementes das plantas, no entanto, para as abelhas, são uma rica fonte de proteína.

Invólucro

Trata-se de lamelas de cerume que ficam ao redor das células de cria (basicamente é onde a abelha rainha deposita seus ovos) e funcionam como isolante térmico. Existem abelhas que não produzem invólucro ou produzem algumas lamelas em determinadas épocas do ano.

Meliponário

Lugar que abriga várias colmeias.

Polinização

As abelhas ao levarem os pólens para suas colônias, também são responsáveis pela polinização das plantas, ou seja, acabam transportando pólens de uma flor para outra.

Pilhagem

Ocorre nos ninhos quando uma das abelhas está fraca de alimentos ou com uma pequena população. Na verdade, trata-se de um furto entre colmeias.

Propriedades bactericidas

São propriedades que alguns méis têm de eliminar, são algumas cepas de bactérias.

FONTE:https://www.portaleducacao.com.br/conteudo/artigos/biologia/termos-e-conceitos-na-apicultura/63197

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here