Conheça a Dança das Abelhas

0
894

As abelhas (Apis mellifera) apresentam uma forma muito original e complexa de se comunicarem, que vai muito além do contato das antenas e a passagem de compostos químicos.

apis-mellifera-abelhas-close.jpg

Apis mellifera. Crédito: Teone
As abelhas se comunicam através de uma espécie de dança. Imagine que uma abelha saiu para forragear (em busca de alimento) por perto de sua colméia e acha uma flor com bastante néctar. Esta flor não está localizada exatamente em frente da sua colméia e muito menos em uma linha reta. Como ela passará esta informação preciosa para as outras abelhas forrageadoras? Uma boa ideia seria levar todas as outras abelhas na direção da flor (o que deve ter acontecido muito há alguns milhares de anos atrás), mas isso aumentaria o custo energético para completar a tarefa. Uma solução evolutiva foi mostrar para as outras abelhas, através da chamada “linguagem da dança”, onde a flor estaria. Mas será que a complexidade da informação como a localização de uma flor dentro de uma floresta, cheia de obstáculos, poderia ser passada através de uma dança?

danca-abelhas-comunicacao.png

Aprenda o passo-a-passo da dança das abelhas. Fonte: Grünter & Farina, 2009

 

Há 60 anos atrás, Karl Von Frisch realizou vários experimentos com abelhas e fontes artificiais de comida e descobriu que elas podem comunicar a localização de fontes de comina distantes através de comportamento estereotipado. Como outras espécies de insetos, as abelhas utilizam principalmente o sol para se localizar e este é o ponto de partida para a passagem da localização da nova descoberta nesta comunidade. Dependendo do eixo da dança em relação ao favo da colméia, a abelha forrageadora indica a posição da fonte de alimento em relação ao sol. Quando o curso da dança aponta para cima do favo, significa que a flor encontrada está na mesma direção do sol e quando o curso aponta para baixo, significa que a flor se localiza na direção contrária do sol. Além deste código binário, as direções intermediárias também são compreendidas, como 50 graus à esquerda ou à direta. Mas é claro que um fator importante para a localização da nova descoberta é a distância. Esta informação é passada principalmente pela taxa de balanço e pela emissão de ruído. Quanto mais perto está a comida, mais rápida é a dança. Acha este comportamento complexo demais para acreditar? Então acredite, pois as abelhas do hemisfério sul tem exatamente o mesma maneira de passar informação. Mas ao contrário, exatamente como o esperado devido a posição relativa do sol neste hemisfério.

O vídeo a seguir é um trecho de um documentário do canal Discovery e mostra como é realizada a dança das abelhas e como ela funciona.

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here