Por Que os Favos de Mel São Hexagonais?

0
515

A equipe de pesquisadores de Bhushan Karihaloo, da Universidade de Cardiff, constatou que antes do favo de mel ser hexagonal ele possui forma circular e ganha forma  hexagonal e levemente arredondada ao longo da construção das fileiras e prateleiras onde são depositados pólen e mel.

Em artigo publicado na revista da Royal Society britânica, os especialistas explicam que o mecanismo desta transformação se dá no escoamento da cera derretida, que uniria os favos vizinhos.

Segundo o estudo, a explicação está nas propriedades físicas da cera utilizada para construir os favos circulares( mas ao longo dos séculos,acreditou-se  que as abelhas possuíam a capacidade de realizar cálculos matemáticos  complexos a fim de medir as larguras e os ângulos).

Usando um favo de mel cultivado em um centro de pesquisa em Pequim, os pesquisadores foram capazes de afastar cuidadosamente as abelhas e fotografar as colmeias vazias segundos após a formação dos favos, proporcionando a primeira evidência clara de que as células começam naturalmente como círculos. Eles então observaram as abelhas no aquecimento da cera após a formação inicial da célula – um fenômeno identificado em estudos anteriores, mas nunca analisado ​​em detalhes – e descobriram que esse é o passo fundamental na formação do hexágono para o favo de mel.

Ao aquecer as células, a cera se torna fundida e flui como lava. Depois disso, as paredes das células naturalmente entram em queda e assumem a forma de um hexágono, como bolhas adjacentes em um banho. Essa é fisicamente a maneira mais simples e estável para os cilindros se fundirem, explica Karihaloo.

A equipe ainda não sabe exatamente como funciona o aquecimento de cada célula, e explorou a mecânica de dois cenários plausíveis: um em que as abelhas concentram o calor só nos pontos em que as células se tocam (um total de seis pontos por célula), e outro em que as abelhas aquecem a célula inteira de uma vez. “Minha impressão é de que a natureza [!] tenta minimizar o gasto de energia e, a partir desse ponto de vista, eu acho que o primeiro cenário é o mais provável”, disse Karihaloo. “Mas, por outro lado, do ponto de vista das abelhas, elas podem apenas querer esquentar a célula toda.”

Mesmo que o enigma desta impressionante estrutura tenha sido solucionado graças a uma combinação física e matemática, os cientistas afirmam que o papel central da pesquisa ficou a cargo dos insetos.

“Nós ficamos maravilhados com o papel das abelhas no processo: aquecendo, endurecendo e afinando a cera exatamente onde é necessário”, afirmam.

O jornalista Michelson Borges,produziu um vídeo em seu canal no YouTube onde ele lê a matéria no site: http://www.criacionismo.com.br ,que fala sobre a pesquisa realizada sobre a formação do favo de mel hexagonal.

SHARE
Previous articleConheça a Dança das Abelhas

LEAVE A REPLY

Please enter your comment!
Please enter your name here